A paisagem é uma produção humana, mesmo que a mesma seja natural, pois no princípio quem a chamou de natural foi o próprio homem.

Os elementos naturais são os elementos os quais foram originados por processos naturais através da natureza, a fauna, o clima, o solo, cursos d’água, etc., portanto podemos observar uma paisagem natural. Contudo, esta paisagem natural esta sofrendo transformações, o espaço está sendo alterado pela ação humana, assim o homem cria no espaço elementos sociais/culturais/humanizados, que são criados pelo homem que se utiliza de instrumentos e técnicas cada vez mais sofisticadas, para que se possa ser desenvolvido o que se planeja, por exemplo, edificações, pontes, entre outros.
Sendo assim, a paisagem é tudo o que está presente em determinada extensão do espaço terrestre, podendo ser visível ou não-visível, é muito importante que possamos compreender a essência do lugar.

Como acontece em uma observação e descrição das paisagens, algumas pessoas descrevem mais detalhadamente os elementos culturais, enquanto outras mais os elementos naturais. Geralmente as pessoas percebem primeiro os elementos com os quais se identificam mais. A percepção de um indivíduo é moldada por sua história de vida, por sua idade e etc.
Vemos portanto, que a percepção de uma paisagem também depende da intenção do observador , ou seja, varia conforme seu objetivo e sua relação com o lugar observado.
Se quisermos estudar uma paisagem, precisaremos fazer uma comparação entre as maneiras como foi observada. Isso serve para se ter uma percepção geral e minuciosa do local, porque cada indivíduo ter um modo de perceber diferente. Lugares com vários elementos da natureza, e pouco alterados pelo homem, são chamados de paisagens naturais. E em lugares em que o homem altera constantemente e desenvolve atividades, criando elementos sociais, observamos paisagens culturais ou humanizadas. Se observarmos as paisagens naturais e humanizadas, vamos perceber como o ser humano transforma o espaço em que ocupa na superfície terrestre. O espaço que o homem constantemente altera no decorrer do tempo é chamado de espaço geográfico.


A partir daí, pelo motivo da indústria precisar de grande quantidade de recursos naturais, várias transformações na natureza ocorreram, tornando menos presente os espaços naturais e em maior quantidade os artificiais.
Hoje em dia pela contínua transformação do espaço geográfico e grande presença de espaços culturais, é importante compreender que espaço geográfico não são apenas os lugares onde a sociedade ocupa, também são as regiões não habitadas que recebem interferência humana ou interesses político-econômicos por nações ou empresas (como exemplo a floresta amazônica).

É maravilhoso saber que 46% da Terra ainda tenha sua vegetação intacta. Mas aí vem um dado decepcionante: Apenas 7% dessas regiões estão protegidas, em forma de parques e reservas.
Então é isso aí pessoal, vamos preservar o que nos resta!
Adaptado de: BOLIGIAN, Levon e ALVES, Andressa. Geografia Espaço e Vivência Volume Ensino Médio, 2004, Atual Editora.
2 comentários:
Parabéns pela apresentação de vocês, mesmo eu não estando no autitorio, mas tenho Certeza de que foram muito bem.
Postar um comentário