terça-feira, 17 de maio de 2011

Domínios Morfoclimáticos do Brasil

  • Caatinga


Região: Nordeste
Clima: Tropical Semi-Árido
Vegetação: Arbustiva

Vasto Domínio com chuvas escassas e mal distribuídas, com temperaturas médias elevadas a cerca de 25°C a 29°C e seu índice pluviométrico de 300 a 500 mm por ano, solos rasos e arenosos e rios temporários. Apresenta baixa densidade demográfica e economia baseada na pecuária extensiva, extrativismo vegetal e na produção algodoeira. O sertão corresponde aproximadamente ao conhecido Polígono das Secas. Existe um “oásis” no sertão nordestino, o Rio São Francisco, vindo da região central do Brasil, irriga grandes áreas da caatinga, transformando suas margens num solo muito fértil – semelhante o que ocorre com as áreas marginais ao Rio Nilo, no Egito. Abrange total ou parcialmente todos os estados nordestinos (exceto Maranhão) e o Norte de Minas Gerais. Quimicamente seu solo é fértil, mas ele é raso e pobre em matéria orgânica. Os rios intermitentes ou temporários são uma marca desse domínio onde impera a caatinga, formação vegetal aberta e de pequeno porte.
Problemas Ambientais:
Desertificação: A ampliação da área atingida pelas secas; devido o desenvolvimento indiscriminado nas bordas do sertão pelo o avanço da pecuária extensiva.
Salinização dos Solos: A grande concentração de sais minerais no solo. Devido as técnicas de irrigação que são adaptadas à região que expõe o solo aos raios solares, provocando a perda de água.

  • Domínio Amazônico

Região: Norte
Clima: Equatorial Quente e Úmido
Floresta: Heterogênea e Latifoliada (folhas grandes e largas)
Relevo com predomínio de baixas altitudes, ou seja, planícies, depressões e baixos planaltos, rica e vasta rede hidrográfica; biodiversidade significativa.
Destaca-se uma desordem ambiental crescente no ecossistema amazônico pela propagação das áreas desmatadas através da garimpagem (assoreamento, erosão e poluição dos rios), mineração industrial (degradação da paisagem), indústrias de ferro gusa (demanda de carvão vegetal), grandes hidrelétricas (inundação de áreas florestais), etc.
Problemas Ambientais: O desmatamento modificará a permanência da água na bacia, por diminuir a permeabilidade do solo e, consequentemente, o seu armazenamento em reservatórios subterrâneos. A redução do período de trânsito das águas determinará inundações mais intensas durante os períodos chuvosos. Sem falar dos grandes problemas pelo derrubamento de árvores como o Aquecimento Global por exemplo.

  • Cerrado


    Região: Centro-Oeste
    Clima: Tropical
    Vegetação: Arbustiva e Herbácea
    Relevo com extensos planaltos, depressões e chapadas sedimentares; seu clima tropical com duas estações bem diferenciadas (Verão Chuvoso e Inverno Seco); com solo ácido, uma área pouco povoada e de economia baseada na agropecuária extensiva.
    Problemas Ambientais: A ocupação acelerada da região tem contribuído decisivamente para a implantação de atividades descriteriosas. Como por exemplo, o desmatamento do cerrado para a expansão da lavoura comercial o que vem diminuindo a área de reserva ambiental, bem como a utilização de agrotóxico; e as queimadas.

    • Domínio das Araucárias


      Região: Sul
      Clima: Subtropical ou Temperado
      Vegetação: Mata de Araucárias

      Ocorre em áreas planálticas do Sul do Brasil, onde se encontra o fértil solo de terra roxa. Grande predominância de Araucárias (Araucaria angustifólia), como já diz o nome, e rios que pertencem à bacia do Paraná, e grande aproveitamento hidrelétrico.
      Devastação Florestal: Atualmente, a vegetação de araucária – chamada de pinheiro-do-Paraná, ou pinheiro-braseleiro – pouco resta, as indústrias de celulose e madeireiras da região, fizeram um extrativismo descontrolado que resultou no desaparecimento total em algumas áreas.


      • Pradarias



      Região: Sul
      Clima: Subtropical
      Vegetação: Herbáceas e Gramíneas
      Relevo aplainado com suaves ondulações destacando-se as coxilhas. A pecuária extensiva com estâncias (fazendas de gado) é a principal marca da presença do homem nesse domínio. A área é dominada por uma vegetação rasteira, os campos, utilizados como pastagens.
      Devastação Florestal: A destruição de Matas Galerias nessa região associada a um aproveitamento predatório desse espaço tem provocado casos desertificação nesse domínio.



      • Mares de Morros


        Região: Sudeste (Principalmente Litoral)
        Clima: Tropical Úmido
        Vegetação: Mata Atlântica (Quase Inexistente)

        O Relevo apresenta planaltos e serras do atlântico leste sudeste, rampas aclives que separam os planaltos e serras da planície costeira, através do intemperismo e da erosão, modelou um relevo típico de morros arredondados, semelhantes a meias laranjas; florestas originais (mata atlântica) que cobriam essa porção do país foram quase totalmente devastadas. O domínio mais povoado por estar localizado numa região mais desenvolvida.

        1 comentários:

        @brunaferreira disse...

        vaaleu ajudou muito no meu seminário !
        obrigada meeesmo ♥

        Postar um comentário

         
        Design by Free WordPress Themes | Edit by Victor Cidade - | Entedendo o Planeta